A busca da excelência estética na odontologia atual exige, por parte do cirurgião-dentista, o aprimoramento de seus conhecimentos e técnicas para a confecção de restaurações em dentes anteriores. Em razão da alta incidência e prevalência de fraturas nesta região dentária, o desafio de mimetizar as propriedades e características ópticas da estrutura dental em pacientes jovens (entre 6 e 15 anos) torna-se um desafio. O presente caso clínico relata a restauração minimamente invasiva, sem utilização de bisel, na superfície dentária de duas classes IV. Após a constatação de fratura nos elementos 11 e 21 do paciente com 10 anos, realizou-se o ensaio restaurador do mesmo, com posterior moldagem e enceramento diagnóstico. A partir da confecção do guia de silicone, confeccionaram-se as restaurações através da técnica da muralha e posteriormente foi realizada a estratificação de cores mediante o uso de diferentes tipos de resina composta. Finalmente, realizaram-se os procedimentos de acabamento e polimento.
ENSAIO E LISTAO DA UNIFRA
Currently, educational institutions must rethink the education guidelines, seeking the development of competences, skills and attitudes to start professional activities, in order to match the demands of the labor market, the specificities of the profession, as well as the needs and individual and collective health demands. Articulation between theory and practice should be seen as a unique factor in this development, and the practical training should be alternated with theoretical training, because it is in practice that professional learning happens(11 Oviedo RAM, Czeresnia D. O conceito de vulnerabilidade e seu caráter biossocial. Interface [Internet]. 2015 [cited 2018 Sep 10];19(53):237-49.Available from: -264/pt ), being in the reflection-action-reflection that practice becomes significant for professionals(1010 Souza KR, Rodrigues MAS, Fernandez VS, Bonfatti RJ. A categoria saúde na perspectiva da saúde do trabalhador: ensaio sobre interações, resistências e práxis. Saúde Debate [Internet]. 2017 [cited 2018 Jan 06];41 (Esp.):254-63.Available from: -1104-sdeb-41-spe2-0254.pdf ), with better chances of success.
Crimes of the Future estreou em algumas salas de cinema e na plataforma Mubi. Óbvio que o ambiente influencia na absorção deste ensaio do cineasta sobre o corpo, a arte e o desejo, mas não é motivo para fugir de uma sessão. Mesmo na sala de nossas casas, o filme é poderoso e retumba em nossas mentes dias após ser assistido.
Um dos últimos exemplos foi um vídeo de divulgação do filme Atômica (2017), estrelado por Charlize Theron. Nele, Charlize aparece treinando golpes e suando a camiseta nos ensaios, já que sua personagem é uma agente secreta. Ao lado da loira, Jennifer Garner está cotada para estrelar Peppermint, próximo trabalho do diretor Pierre Morel (o mesmo de Busca Implacável, de 2008) e que promete ser a versão feminina de John Wick, um dos melhores personagens de ação dos últimos tempos. Até aí, tudo bem. Não é de hoje que mulheres vão ao cinema em busca de tiros e perseguições, pois o gosto por adrenalina nada tem a ver com gênero. O problema é que, assim como as propagandas que se dizem empoderadoras das mulheres, o cinema de ação se contenta em nadar na superfície. O que diferencia Atômica ou Peppermint de outras produções da mesma linha é o gênero do protagonista. O conteúdo da trama é o mesmo das estreladas por homens. Ou seja, no cartaz do filme surge uma supermulher, nada mais que um cara de saias.
2ff7e9595c
Comments